;

segunda-feira, 11 de julho de 2011

UERJ

 Downloads:




-Dicas

Quando as provas vão se aproximando é sempre o mesmo desespero. Os alunos não param de perguntar as matérias que vão cair nesse ou naquele vestibular. Em nenhum outro momento do ano percebemos tanto empenho por parte deles!

Mesmo sabendo que os professores não possuem “bola de cristal”, conversei com alguns para buscar algumas dicas que pudessem orientar nossos alunos. Então hoje estou postando as dicas dos assuntos que mais apareceram nas últimas provas dentro de cada disciplina. Amanhã teremos dicas sobre a prova em si e alguns cuidados que os vestibulandos devem ter durante a realização da mesma.

O professor de geografia Fábio Tadeu acredita na necessidade dos alunos estarem atentos às últimas notícias sobre a crise global, seus desdobramentos e as medidas adotadas pelos governos para solucioná-la. A crise do liberalismo pode, inclusive, ser utilizada em questões interdisciplinares com a história. Além disso, destacou também a possibilidade de aparecem aspectos do estado e do município do Rio de Janeiro.

Em relação a história, o professor Leonardo Arruda lembrou que nos últimos anos a prova tem sido majoritariamente de geografia. Mesmo assim, sugeriu que os alunos dessem uma rápida estudada em três assuntos que ainda não foram trabalhados nas aulas regulares: Era Vargas(1930/45) e ditadura militar (1964/85) no caso de Brasil e guerra fria (história geral) com possíveis referências interdisciplinares à geopolítica atual.

Falando sobre a interpretativa prova de Língua Portuguesa o professor Paulo Sérgio foi direto: - Pode colocar para os alunos estudarem “valor semântico das conjunções” e “sofisma”.

Em biologia o professor Leandro Azeredo sugeriu que os alunos estudassem “metabolismo energético”, “ácidos nucléicos” e ecologia. Além disso, pediu para que os alunos tivessem muito cuidado nas interpretações gráficas.

Estequiometria, deslocamento de equilíbrio químico, tabela periódica e propriedades das ligações químicas foram os assuntos listados pela nossa querida professora Olinda (Química).

Já para a prova de física, o professor Nelson lembrou alguns assuntos que aparecem todos os anos: leis de Newton, energia mecânica e eletrodinâmica.

Nosso diretor e professor de matemática Ricardo Camelier também deu a sua contribuição. Progressão aritimética (PA), progressão geométrica (PG), áreas e volumes, análise combinatória e probabilidade são assuntos que, segundo ele, aparecem bastante. (fonte: colégio ogi)

Nenhum comentário:

Postar um comentário