;

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Transtorno no inicio das aulas da rede estadual do Rio de Janeiro.

  Hoje dia 7 de fevereiro reinicia as aulas de toda rede estadual,  como de costume muitos estudantes não foram à escola, não que elas não queiram aprender e conhecer os novos colegas de sala, mas pela falta de informação e o descaso das empresas de ônibus que continuam desrespeitado a lei do passe livre (Lei 3.339) e a lei da implantação do Rio-card (Lei 4.291) que diz bem claro no § 3º  " Caso o cartão não seja entregue no prazo estabelecido no parágrafo anterior(30 dias), o beneficiário da gratuidade não será impedido de usar o sistema de transporte gratuitamente."


   Assim continua o questionamento dos estudantes as autoridades do Estado que em nenhum momento se pronuncia em virtude da entrega do cartão conexão, confeccionado pela própria Seeduc. Que por sinal a Secretaria de Educação disponibiliza o e-mail e telefone que é  (21) 2333.0700 para dúvidas e questões, ligue para saber mais e reclamar.


Alunos da rede estadual  na voltas ás aulas.

Ainda se ouve muitas reclamações nas portas das escolas em questão da estrutura escolar, como no Colégio Estadual Santo António em Xerém, Duque de Caxias, a Aluna Mariana da turma 2011, diz que as salas estão ótimos com o programa de climatização, mas que nem todos os aparelhos de ar-condicionado funcionam, assim o dinheiro do aluguel do aparelhos estão indo para o lixo. E enfatiza na situação da quadra poli-esportiva que está com as grades enferrujadas, sem cobertura e que a temperatura é super alta, impossibilitando seu uso.

Fique por dentro do calendário da Rede Estadual aqui

4 comentários:

  1. moro em Belford Roxo, no bairro de bela vista minha filha começou a estudar no colégio estadual este ano e desde do dia 7/02 estou sendo obrigada a pagar a passagem da minha filha para ela ir e vir da escola pois ela não tem o cartão do estudante. ela foi matriculada no dia 04/02 mesmo eu explicando isso pro fiscal do transporte público da vera cruz ele falou que a ordem da garagem é que se o aluno da rede pública não possuir o cartão tem que pagar a passagem. tenho que dar todos os dias R$5,00 para minha filha ir e vir da escola ela pega dois ônibus mais um e o 728 nova aurora bonsuceso da empresa vera cruz, e o outro e o 775 que e integração nova aurora miguel couto.Isso não e so com a minha filha mais sim com todos os alunos da rede pública. Alguns alunos andam uns 40 minutos para chegar na escola outros não conseguem pegar a condução e voltam para casa outros pagam a passagem, gostaria de saber se até o cartão ficar pronto os alunos vão ter que pagar a passagem ou vão dar uma solução nessa vergonha. Afinal de contas antigamente existia a lei que o aluno uniformizado da rede pública com a carterinha tinha direito de andar nos transportes públicos.
    precisamos de uma solução urgentemente.

    agradeço desde já pela atenção.

    ResponderExcluir
  2. Posso ajudar indicando que vc ligue para a fetranspor ou para a própria empresa de ônibus. Se nada for resolvido, vá na vara da infancia e juventude para abrir um processo, tente elaborar provas como depoimento de outros alunos.
    Espero que tenha ajudado. Um forte abraço

    ResponderExcluir
  3. Moro em Mesquita e necessitei tirar meu filho da escola particular onde estudava, matriculando-o numa escola estadual em Nova Iguaçu. A passagem do ônibus custa R$ 2,50. Não acostumei meu filho a andar sozinho por isso pelo menos por enquanto há a necessidade de levá-lo e buscá-lo na escola. Tanto o motorista como a cobradora pedem o cartão do estudante ou o valor da passagem. Meu filho disse que os cartões que estão chegando foram feitos no ano passado e por hora ainda não estão falando em tirar o Riocard dos alunos novos. O que eu faço? Quando tirei meu filho da escola particular foi por falta de dinheiro, não posso pagar as passagens dele também. Por enquanto, até sentir firmeza na ida e volta dele sozinho, precisarei pagar a minha ida e a minha volta; e a dele? Afinal de contas ele está matriculado numa escola estadual.
    Será que vocês podem me orientar? Onde posso fazer o Riocard do meu filho em Nova Iguaçu, Mesquita ou Nilópolis? O que é necessário levar?

    ResponderExcluir
  4. Quem é hj responsável pelos passes nas escolas estaduais é a própria Seeduc, procura a secretaria da escola, ou propriamente a secretaria de educação, e por fim se nada for resolvido vá até o ministério público e de entrada a um processo para receber reembolso das suas passagem e para pedir urgência no cartão do seu filho. Acho que por enquanto essa é a dica!

    Abraços

    ResponderExcluir