;

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Pais denunciam falta de vagas em São Paulo !

  Na primeira semana de aula da rede municipal de São Paulo, muitas famílias foram surpreendidas com a falta de vagas nas primeiras séries do ensino fundamental - período no qual a matrícula é obrigatória, segundo a legislação - e a distância entre as novas escolas e suas casas, o que também contraria a lei. Os principais casos estão na região de Guaianases, zona leste da cidade.
   Segundo os pais, o problema começou na semana passada, quando saíram as listagens de alunos e das respectivas escolas do ano letivo de 2011. Ao notarem que os filhos estavam sem escola certa, procuraram a secretaria da escola municipal de educação infantil (Emei) onde estavam estudando e, sem sucesso, tentaram a Diretoria Regional de Educação de Guaianases. "Nos disseram para voltar na sexta-feira para saber o que vai acontecer", afirma Maria Elizete Viana, de 17 anos, irmã de Luana Rocha, de 5.

   A legislação afirma que a criança, a partir de 4 anos, tem direito a uma vaga na escola pública de educação infantil ou de ensino fundamental mais próxima de sua residência.

Secretaria
   A Secretaria de Educação de São Paulo nega que haja falta de vagas no ensino fundamental e afirma que nenhuma criança ficará fora da escola. Em nota, a secretaria destacou que as crianças são matriculadas por um sistema que leva em conta a distância entre a casa e a escola e a disponibilidade nas instituições mais próximas. Pela regra, o aluno pode ficar em uma escola distante até 2 quilômetros de casa.

   A secretaria admite que pode haver erros no sistema de compatibilização e, se eles forem constatados, serão corrigidos. Afirma ainda que cada caso será analisado e solucionado sem prejuízo ao estudante. A pasta diz que o aluno que estuda a mais de 2 quilômetros de casa tem direito a transporte escolar. A pasta afirma que, se as famílias não conseguirem a matrícula no local escolhido, "devem buscar a unidade onde querem que o filho estude e preencher a ficha de intenção de transferência, o que só ocorrerá se surgir a vaga." A pasta não aconselha a desistir da vaga. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
(Fonte: Uol educação)

   O prejuízo no final de tudo não são dos pais nem do estado, o pior é a criança que já começa sua vida intelectual conturbada e excluída de uma sociedade onde a educação é primordial para seu crescimento pessoal. Fica uma pergunta no ar, quando o governador de São Paulo apoiou o candidato derrotado a presidente do seu próprio partido (PSDB) prometeu duas professoras na sala de aula (leia mais aqui), então ele se propôs a uma educação de qualidade e melhor, mas será que ele realmente queria isso ? depois da cena dos professores sendo espancados pela polícia militar, este é mais um retrato da educação que o governador de São Paulo quer para o cidadão. 

Ataque do governo a professores que pediam reajuste salarial

Nenhum comentário:

Postar um comentário