;

quinta-feira, 3 de março de 2011

1º Encontro Estadual de Escolas técnicas e profissionalizante da UEES-RJ

  Na sexta-feira dia 25 de Fevereiro foi realizado o maior encontro da história do Rio de Janeiro entre escolas técnicas e profissionalizante do estado. Com mais de 600 estudantes de mais de 20 escolas o encontro teve debates e oficinas, como a oficina de construção de grêmios, marketing pessoal e debates como a importância do pré-sal na educação, lei do estágio e o futuro do curso normal.
Alunos do ensino normal representaram da JS PDT - RJ
   A aluna Andrezza Lemos do Colégio Estadual Barão de Maúa disse em entrevista ao JEstudante - Foi um momento único estar no encontro, levarei lições para o resto da vida !


    O momento mais importante do encontro foi a aprovação da carta com as propostas da UEES-RJ para a área técnica do Rio e com suas bandeiras de Luta, veja abaixo a carta completa:

Nosso país passa por muitas transformações, nosso povo tem a expectativa de uma vida melhor e de mais oportunidades de emprego, educação e desenvolvimento.

Com o descobrimento de petróleo na camada do pré-sal temos a oportunidade de reverter essa riqueza em diminuição das desigualdades sociais proporcionando um novo patamar de desenvolvimento social, econômico e cultural. Por isso, é estratégico que o Pré-Sal seja investido em Educação e Ciência e Tecnologia.

O Estado do Rio de Janeiro é um pólo científico e tecnológico e neste cenário de grandes possibilidades temos o desafio de conseguir ampliar a qualificação da mão de obra da nossa juventude e garantir maiores investimentos em cultura, educação e C&T.

A Rede de Escolas Técnicas do nosso Estado é uma referência de ensino profissionalizante e tecnológico que tem dado certo, mas que necessita ser aperfeiçoado. Maiores investimentos na infraestrutura das escolas, equipar adequadamente os laboratórios e uma maior valorização dos profissionais de educação são questões estratégicas, que precisam ser resolvidas.

Nós da União Estadual dos Estudantes Secundaristas (UEES-RJ) entendemos que se torna cada vez mais importante a ampliação e o fortalecimento da educação profissional, resgatando seu papel fundamental, na construção de um país soberano e justo. 

Queremos também rechaçar qualquer tentativa de diminuição ao passe livre estudantil, pois entendemos que a educação é um dever do estado e um bem universal da humanidade. 

Reunidos no I Encontro Estadual de Escolas Técnicas aprovamos a seguinte plataforma de lutas:

•Criação do Fundo Estadual de Financiamento da Educação Profissional. 
•Reconhecimento da totalidade dos cursos da Faetec pelo Conselho Estadual de Educação. 
•Contra o sorteio na Faetec, em defesa da Reserva de Vagas de 50% de estudantes de escolas públicas na rede. 
•Passe-Livre Irrestrito Já. 
•Em defesa das eleições para diretor das escolas. 
•Maior investimento em programas de extensão das escolas técnicas. 
•Ampliação/divulgação do número das bolsas de iniciação científica pelos órgãos de fomento a pesquisa, assim como o aumento de seu valor. 
•Pela expansão e interiorização da Rede Faetec. 
•Por mais investimentos no ensino normal para garantir a formação de profissionais mais qualificados. 

Rio de janeiro, 25 de fevereiro de 2011 – Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch 

Nenhum comentário:

Postar um comentário