A Segunda Guerra Mundial ou II Guerra Mundial foi um conflito militar global que durou de 1939 a 1945, envolvendo a maioria das nações do mundo – incluindo todas as grandes potências – organizadas em duas alianças militares opostas: osAliados e o Eixo. Foi a guerra mais abrangente da história, com mais de 100 milhões de militares mobilizados. Em estado de "guerra total", os principais envolvidos dedicaram toda sua capacidade econômica, industrial e científica a serviço dos esforços de guerra, deixando de lado a distinção entre recursos civis e militares. Marcado por um número significante de ataques contra civis, incluindo oHolocausto e a única vez em que armas nucleares foram utilizadas em combate, foi o conflito mais letal da história da humanidade, com mais de setenta milhões de mortos.
Geralmente considera-se o ponto inicial da guerra como sendo a invasão da Polôniapela Alemanha Nazista em 1 de setembro de 1939 e subsequentes declarações de guerra contra a Alemanha pela França e pela maioria dos países do Império Britânico e do Commonwealth. Alguns países já estavam em guerra nesta época, como Etiópia e Itália na Segunda Guerra Ítalo-Etíope e China e Japão na Segunda Guerra Sino-Japonesa. Muitos dos que não se envolveram inicialmente acabaram aderindo ao conflito em resposta a eventos como a invasão da União Soviética pelos alemães e os ataques japoneses contra as forças dos Estados Unidos no Pacífico em Pearl Harbor e em colônias ultramarítimas britânicas, que resultou em declarações de guerra contra o Japão pelos EUA, Países Baixos e o Commonwealth Britânico.
A guerra terminou com a vitória dos Aliados em 1945, alterando significativamente o alinhamento político e a estrutura social mundial. Enquanto a Organização das Nações Unidas era estabelecida para estimular a cooperação global e evitar futuros conflitos, a União Soviética e os Estados Unidos emergiam como superpotências rivais, preparando o terreno para uma Guerra Fria que se estenderia pelos próximos quarenta e seis anos. Nesse ínterim, a aceitação do princípio de autodeterminaçãoacelerou movimentos de descolonização na Ásia e na África, enquanto a Europa ocidental dava início a um movimento de recuperação econômica e integração política.
Um conflito desta magnitude não começa sem importantes causas ou motivos. Podemos dizer que vários fatores influenciaram o início deste conflito que se iniciou na Europa e, rapidamente, espalhou-se pela África e Ásia.
Um dos mais importantes motivos foi o surgimento, na década de 1930, na Europa, de governos totalitários com fortes objetivos militaristas e expansionistas. Na Alemanha surgiu o nazismo, liderado por Hitler e que pretendia expandir o território Alemão, desrespeitando o Tratado de Versalhes, inclusive reconquistando territórios perdidos na Primeira Guerra. Na Itália estava crescendo o Partido Fascista, liderado por Benito Mussolini, que se tornou o Duce da Itália, com poderes sem limites.
Tanto a Itália quanto a Alemanha passavam por uma grave crise econômica no início da década de 1930, com milhões de cidadãos sem emprego. Uma das soluções tomadas pelos governos fascistas destes países foi a industrialização, principalmente na criação de indústrias de armamentos e equipamentos bélicos (aviões de guerra, navios, tanques etc).
Na Ásia, o Japão também possuía fortes desejos de expandir seus domínios para territórios vizinhos e ilhas da região. Estes três países, com objetivos expansionistas, uniram-se e formaram o Eixo. Um acordo com fortes características militares e com planos de conquistas elaborados em comum acordo.
Intervenientes | |
Co-intervenientes Fantoches | |
Principais líderes | |
Vítimas | |
Soldados: mais de 8 milhões Cidadãos: mais de 4 milhões Total: mais de 12 milhões |
Final e Consequências
Este importante e triste conflito terminou somente no ano de 1945 com a rendição da Alemanha e Itália. O Japão, último país a assinar o tratado de rendição, ainda sofreu um forte ataque dos Estados Unidos, que despejou bombas atômicas sobre as cidades de Hiroshima e Nagazaki. Uma ação desnecessária que provocou a morte de milhares de cidadãos japoneses inocentes, deixando um rastro de destruição nestas cidades.
Imagens da segunda guerra mundial :
hitler segunda guerra mundial imagens fotos pinturas nazismo facismo urss comunismo capitalismo consumo triplice aliança olocausto judeus negros racismo homofobia descriminação trabalho escravo
Parece uma pergunta fácil, mas não é. Estudos da II Guerra revelam vários antagonismos, mesmo entre os países do EIXO e dentro da 'estranha Aliança'.
ResponderExcluirOs antagonismos Alemanha versus Inglaterra e França, os antagonismos Alemanha versus URSS, o conflito latente Japão versus Estados Unidos.
Uma guerra civil européia que se estendeu para um conflito mundial devido as alianças. Os do Eixo com o pacto anti-Internacional Comunista englobando Alemanha-Itália-Japão, e uma aliança estranha entre capitalistas (GBR e EUA) e um pais dito 'comunista', a URSS. Claro que todas as alianças eram frágeis, pragmáticas que dependiam da situação. Basicamente foi o Império Britânico contra a Alemanha.
A GBR atraiu os EUA - já ameaçados com o imperialismo japonês - e se aliou aos soviéticos (por mais que Churchill, o premier britânico, detestasse os comunistas!), e quando o 'inimigo comum', a Alemanha, foi derrotada, a Aliança se volatizou. Começou a GUERRA FRIA. Ou seja, dizer que são DOIS blocos é falso. São potencias em conflito devido a globalização dos interesses de mercado - procura por matérias-primas e domínio de novos consumidores. Quem dominou na Europa? A URSS no Leste e os EUA-GBR no Oeste. Quem dominou na Ásia? Os EUA. Isso até a ascensão da China e do Japão restaurado. Uma guerra imperialista que se proclamou 'ideológica', do tipo democracia X fascismos, e depois comunismo X capitalismo. Ideologia que fede até hoje nos meios acadêmicos