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terça-feira, 6 de setembro de 2011

Como fazer uma Monografia

Redação da Monografia
Fonte: Manual de orientação de monografia da Uniceub
Apresentação
Parte-se da premissa de que os trabalhos serão realizados com o emprego do programa processador de textos Word, da Microsoft, pois, de acordo com pesquisa feita na comunidade interessada, este é o mais. Ademais, referido programa está disponível nos computadores do laboratório de informática da instituição.
O manual tem por meta servir como fonte rápida e prática de consulta aos alunos; assim, somente os tópicos mais comuns serão tratados, buscando-se a concisão e a simplicidade na exposição.
Na elaboração do presente manual, foram empregadas como principais fontes de consulta as normas da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas, especialmente a NBR 6032/1989 e a NBR 6023/2000, além de outras fontes bibliográficas indicadas no final deste volume.
1. TERMINOLOGIA
Não obstante o uso de muitos termos concernentes ao tema não ser uniforme entre os pesquisadores, neste capítulo pretende-se estabelecer uma padronização do emprego dos vocábulos mais comuns, o que, por certo, será de utilidade geral e para a compreensão deste trabalho.
termo
significado
Projeto de pesquisa
Relatório escrito apresentado ao final da disciplina MONOGRAFIA I, no qual o acadêmico especifica o problema que pretende pesquisar, situando-o espacial e temporalmente, expõe qual é o seu marco teórico de referência (impressões iniciais sobre o problema) e indica os meios e os métodos a serem empregados.[15]
Relatório de pesquisa
Narração escrita, ordenada e minuciosa daquilo que foi apurado em um trabalho de pesquisa.
Monografia
Genericamente, qualquer relatório de pesquisa versando assunto específico; destarte, opõe-se a manual, que trata de toda uma disciplina ou de assuntos amplos.
Trabalho acadêmico
Qualquer relatório de pesquisa apresentado em disciplinas de cursos de graduação e pós-graduação.
Monografia de conclusão de curso
Relatório de pesquisa versando assunto específico como requisito para a conclusão de curso de graduação ou pós-graduação lato sensu. Também conhecido como “trabalho de conclusão de curso”.
Dissertação
Relatório de pesquisa versando assunto específico, no qual o autor deve demonstrar capacidade de sistematização e de domínio sobre o tema, como requisito para a conclusão de curso de mestrado.
Tese
Relatório de pesquisa versando assunto específico, no qual o autor deve demonstrar capacidade de sistematização e de domínio sobre o tema, abordando-o de maneira original e contributiva ao progresso da ciência, como requisito para a conclusão de curso de doutorado.
Artigo
Trabalho monográfico publicado em revista ou jornal e, por isso, geralmente de pequena extensão.
Resenha
Trabalho de síntese de obra de terceira pessoa.
Abstractou resumo
Síntese da monografia (geralmente teses e dissertações), apresentada em um único parágrafo, inserida logo após o sumário, escrita na língua do texto principal e também traduzida para a língua estrangeira.
Orientador
Professor da instituição encarregado de conduzir a pesquisa dos acadêmicos na elaboração de monografias.

2. formatação básica
2.1. impressão
O papel de impressão das monografias de conclusão de curso e demais trabalhos acadêmicos deve ter o tamanho 210x297mm (modelo A4), ser branco e apresentar boa qualidade de absorção da tinta.
A impressão deve ser feita somente em um dos lados do papel.
A impressão do texto principal deve ser feita em tinta preta, podendo ser empregados tons de cinza na formatação dos títulos; outras cores, mormente as mais vivas, devem ser de uso restrito às eventuais ilustrações, fotos e tabelas.
2.2. encadernação
A encadernação serve para facilitar o manuseio e a conservação das laudas da monografia e deve ser feita, preferencialmente, com mola espiral e com o emprego de capas plásticas, sendo a primeira branca e transparente, e a última, preta e opaca.
Depois de aprovada a monografia, o aluno deverá depositar um volume da versão definitiva em disquete no formato Word.
2.3. margens
Adotam-se as seguintes margens-padrão, na visualização da configuração da página do Word (alt+A/o)[16]:

2.4. fontes

Deve ser utilizada, para o corpo da monografia, a fonte Times New Roman, estilo normal, tamanho 12.
2.4.1. uso de aspas e dos estilos negrito, itálico e sublinhado
Antigamente indicava-se o uso de aspas e dos estilos de fonte itálico, negrito e sublinhado indistintamente para destacar palavras estrangeiras, títulos das obras, dos capítulos, de palavras não usuais, de transcrições etc.. Isso encontrava justificativa no passado, pois não se podia exigir que os acadêmicos dispusessem de máquinas datilográficas com tantos tipos diferenciados. Todavia, não há mais justificativa para tanto, tendo em vista que o programa processador de textos dispõe de todos estes recursos. Assim, recomenda-se o seguinte:
  • o emprego de aspas para destacar transcrições de textos;
  • o uso do itálico para destacar palavras ou frases em língua estrangeira;
  • o emprego do negrito para destacar o nome de uma monografia ou um de um capítulo, bem como palavras de efeito e expressões principais contidas em um parágrafo;
  • o uso do estilo sublinhado somente para destacar links (vínculos) empregados em informática.
2.5. parágrafos
A formatação específica dos principais estilos de parágrafos será estabelecida a seguir. Devem ser evitadas as linhas órfãs/viúvas[17]. É recomendável que o acadêmico, para facilitação do seu trabalho, tenha domínio do uso da função estilo do processador de texto (alt+F/s).
2.5.1. normal
O parágrafo normal deve apresentar a seguinte formatação:
2.5.2. citação no corpo do texto
As citações de fontes de consulta com até 5 linhas hão de ser lançadas no mesmo parágrafo em que são referidas e são identificadas por aspas, sem alteração na dimensão e apresentação da fonte.[18]
Sendo as citações mais longas que 5 linhas, não devem ser inseridas no texto normal, mas destacadas em parágrafo especial, em fonte 1 ponto menor que a do parágrafo normal, e devem observar ss seguintes parâmetros:
2.5.3. notas de rodapé
Empregam-se notas de rodapé para a inclusão de textos e explicações de importância não essencial para a compreensão do texto principal, remissões a outras partes do trabalho (referências cruzadas), advertências, bem como para indicações bibliográficas, transcrições e idéias contidas em outros trabalhos.
O objetivo da inclusão das notas de rodapé é o de não desviar a atenção do leitor do texto principal para elementos de importância secundária, mantendo-o enxuto.
A citação em nota de rodapé terá o formato deste, independentemente do número de linhas, sendo iniciada e encerrada pelas aspas.
A apresentação do parágrafo de notas de rodapé deve vir em fonte 2 pontos menor que a do parágrafo normal e seguir as seguintes orientações:
2.5.4. cabeçalho
O cabeçalho é opcional e pode conter o título da monografia, o nome do autor ou ambos, ou ainda o título do capítulo ou da seção.
Não deve ser visível na primeira página de cada seção (capítulo) nem nos elementos pré-textuais[19].
A apresentação do parágrafo de cabeçalho deve vir em fonte 2 pontos menor do que a do parágrafo normal e seguir as seguintes orientações:
2.6. capítulos
A divisão da monografia em capítulos, seções etc tem por objetivo facilitar a identificação de partes do texto integral, quer para despertar a atenção do leitor para a idéia central do trabalho, quer para facilitar a sua localização.
Sendo assim, não existem regras fixas para sua determinação – divide-se um texto em capítulos e subcapítulos quando o autor entender necessário, conforme perceba que o tema mereça destaque. Não se nomeiam como capítulos a introdução e a conclusão.
2.6.1. títulos
Título é a designação que se põe no começo da monografia, de suas partes, capítulos e seções, e que indica o tema-objeto do texto a seguir, servindo para facilitar a identificação do trabalho ou de parte dele.
2.6.1.1. título da monografia
O título da monografia é inserido na folha de rosto,[20] na seguinte formatação:
  • parágrafo: centralizado verticalmente; espaçamento entre linhas: 1,2; sem recuos;
  • fonte: tamanho 16, negrito, todas maiúsculas.
O título da monografia, evidentemente, não recebe qualquer numeração, pois é único.
2.6.1.2. títulos dos capítulos e seções
Os títulos dos capítulos e de suas seções (tantas quantas houver) são apresentados em parágrafos com alinhamento justificado, espaçamento entre linhas simples, com recuo especial de deslocamento, fontes e espaços variados conforme seu nível, recebendo numeração em algarismos arábicos, da seguinte forma:


nível
Fonte
espaçamento
recuo
especial
deslocamento


numeração
Tamanho
estilo
antes
depois
título 1(nível de capítulo)
14
todas em maiúsculas, negrito
66
18
0,76
1.
título 2 (1.ª seção ou divisão de um capítulo)
13
negrito, minúsculas
12
12
1,02
1.1.
título 3(subdivisão)
13
itálico, minúsculas
12
12
1,27
1.1.1.
título 4(próxima subdivisão)
12
negrito, minúsculas
12
12
1,52
1.1.1.1.
título 5(próxima subdivisão)
12
itálico, minúsculas
12
12
1,78
1.1.1.1.1.
Os números (1.1...) seguem a formatação do título.
Mesmo quando dois ou mais títulos se encontram em seqüência, sem texto principal entre si, não devem ser adicionados espaços extras entre a margem esquerda e o número do título inferior (para destacá-lo), ou seja, o alinhamento vertical dos primeiros números dos diversos níveis de títulos é sempre o mesmo[21], junto à margem esquerda. Desta forma:
1. TÍTULO 1
Texto texto texto
1.1 Título 2
Texto texto texto
1.1.1 Título 3
Texto texto texto

2.7. paginação

As páginas que compõem o trabalho seguem duas numerações:
  • os elementos pré-textuais recebem numeração em algarismos romanos, colocada no centro da margem inferior das páginas. Tal contagem é iniciada com a folha de rosto, mas esta, por questão de estética, não recebe número;
  • texto principal recebe numeração em algarismos arábicos, colocada na margem superior direita (junto ao cabeçalho, se houver), independente dos elementos pré-textuais (inicia, portanto, em 1). Também por questão de estética, a página de início de capítulo não recebe número (nem cabeçalho);
  • os elementos pós-textuais seguem a numeração do texto principal, mas não recebem cabeçalho.

3. EstrUTURA DA MONOGRAFIA
As monografias são compostas dos seguintes elementos, na ordem de apresentação:[22]
elementos pré-textuais, isto é, tudo o que vem antes do texto principal:
  • capa;
  • folha de rosto;
  • epígrafe;
  • dedicatória;
  • agradecimentos;
  • sumário;
  • listas;
  • resumo.
texto principal, composto de introdução, desenvolvimento e conclusão;
elementos pós-textuais, isto é, tudo o que vem após o texto principal:
  • glossário;
  • referências bibliográficas;
  • índices;
  • anexos;
  • capa.
A capa serve de proteção às páginas do volume que compõe a monografia; deve ser do mesmo tamanho das páginas (A4), de plástico transparente branco, para melhor proteger o documento e para permitir ao leitor a visualização da folha de rosto.
Uma capa também deve ser posta após a última página do trabalho, com o mesmo escopo de proteção e manuseio; esta, todavia, deve ser de cor escura, de preferência preta, e opaca.
Como já se viu, a capa não é contada na numeração das páginas.
3.1.2. folha de rosto
A folha de rosto serve para permitir ao leitor a imediata identificação do autor da monografia, do seu tema (através do título), da instituição para a qual foi apresentada, quem foi o seu orientador e o ano de conclusão.
Variadas formatações das folhas de rosto são apresentadas nos diversos manuais de orientação. Entrementes, optou-se pela seguinte:
  • no alto da página (a 3cm da margem superior): nome do autor;
  • no fim do primeiro terço da página (em 11cm), centralizado, o título da monografia;
  • logo abaixo (em 15cm), um parágrafo cuja margem esquerda se inicia no alinhamento vertical do centro do parágrafo do título da monografia, indicando a natureza acadêmica do trabalho, a instituição de ensino e o nome do professor ou orientador;
  • na parte mais baixa (em 26cm), em parágrafos centralizados e sobrepostos, a localidade (a indicação da unidade federativa somente será obrigatória se a localidade tiver homônima) e a data de conclusão do trabalho, incluindo, no mínimo, o ano. Exemplo:


JOAQUIM JOSÉ DA SILVA
O SISTEMA TRIBUTÁRIO PORTUGUÊS
E A DERRAMA NO BRASIL


Monografia apresentada como requisito para conclusão do curso de bacharelado em Direito do Centro Universitário de Brasília
Orientador: Prof. Lima e Silva
BRASÍLIA
2002

3.1.3. sumário
sumário é a enumeração dos títulos dos capítulos e suas divisões, com indicação da página de seu início, tendo por objetivo facilitar ao leitor a localização de textos na monografia.[23] Deve ser adequado ao tamanho do trabalho.[24]
É importante destacar que, se o acadêmico tiver domínio do uso da função estilos do processador de textos Word, e os tiver empregado no corpo do trabalho, poderá se poupar do esforço de elaborar o sumário, pois o programa insere-o automaticamente quando requerido (Alt+I/c/l)[25], inclusive indicando a página em que o título é encontrado.



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